CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 15/12/2023 CULTURA E TURISMO PROGRAMAÇÃO DOS 65 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

28 DE DEZEMBRO (Quinta-feira)

Entrega das novas instalações da Unidade Básica de Saúde do Sítio Ema

I Torneio Municipal de Vôlei de Areia

Culto em ação de graças pelos 65 anos de Emancipação Política

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

29 DE DEZEMBRO (Sexta-feira)

Disputa do 3° lugar do Campeonato Municipal de Campo

Abertura da III FIMCEN (Feira Intermunicipal de Comércio e Negócios)

II Encontro de Bandas Filarmônicas

XI Tropa de Elite (Parque Sabugo)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30 DE DEZEMBRO (Sábado)

Final do Campeonato Municipal de Campo

Segunda noite da III FIMCEN

Entrega da premiação do campeonato de campo

Apresentações culturais

XI Tropa de Elite (Parque Sabugo)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

31 DE DEZEMBRO (Domingo)

Alvorada Festiva

Hasteamento das Bandeiras

Café da Manhã

Competições de Rua

Missa em ação de graças pelos 65 anos de Emancipação Política

Tradicional show pirotécnico

Tradicional virada de ano com atrações musicais

#Cultura 21/11/2023 CULTURA E TURISMO GRUPO DE XAXADO PARTICIPA DE EVENTO EM ARACATI - CE

O grupo de Xaxado "Estrelas do Cangaço" esteve participando do VI Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati-CE. O evento reuniu a economia criativa, intervenções culturais e muitos sabores. O festival se tornou um dos maiores em visibilidade e tamanho, visando promover a economia solidária, celebrar a cultura local e fortalecer os laços da comunidade.

#Cultura 12/06/2023 CULTURA E TURISMO Diálogo sobre a Lei Paulo Gustavo Público: Artistas e fazedores de cultura
#Cultura 23/05/2023 CULTURA E TURISMO VALORIZAÇÂO DA NOSSA CULTURA

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Lourdes Jácome, participará na sexta-feira, 26/05, da sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores.

Durante a sessão, serão apresentados a Lei Paulo Gustavo, o vídeo da participação do grupo de xaxado "Estrelas do Cangaço" no II Festival Internacional do Folclore, no Rio Grande do Sul, e, em seguida , o grupo fará uma apresentação na reunião.

A sessão, aberta ao público, terá início às 19h, participe!

#Cultura 05/05/2023 CULTURA E TURISMO VISITE O MUSEU CABLOCO EM JOSÉ DA PENHA

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, comunica que o Museu Cabloco continua em pleno funcionamento para visitas.

#Cultura 04/05/2023 CULTURA E TURISMO JOSÉ DA PENHA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM UFRN PARA RECEBER O PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES NO MUNICÍPIO

Como uma das cidades selecionadas para participar do Programa Trilhas Potiguares nesta edição de 2023, José da Penha assinou no dia 02/05, o termo de cooperação entre a UFRN e o município. Durante a reunião, realizada no auditório da pró-reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, a Secretária de Cultura, Lourdes Jácome, representante legal do prefeito Dr. Raimundinho, assinou o termo que consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte.

O evento contou com a presença do reitor professor Doutor José Daniel Diniz Melo, e prefeitos dos 15 municípios contemplamos pelo maior programa de extensão da Universidade. José da Penha foi contemplada pela terceira vez com programa.

SOBRE O PROGRAMA:

O Trilhas Potiguares é um projeto da UFRN, que em José da Penha conta com o total apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Turismo. O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes.A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Este programa tem por MISSÃO propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Colocando em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, as ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

A UFRN assume, através do projeto, a sua participação no processo de retomada do conhecimento crítico e participativo da sociedade, com uma visão interdisciplinar sobre a realidade na qual se insere. Além do cunho acadêmico, o projeto tem elevado conteúdo social.

#Cultura 24/04/2023 CULTURA E TURISMO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 6ª CAVALGADA DO TRABALHADOR

07H

CONFRATERNIZACÃO DOS VAQUEIROS E PÚBLICO EM GERAL

CAFÉ DA MANHÃ (PRAÇA DA IGREJA - VILA MAJOR FELIPE)

ANIMAÇÃO COM A CARRETA LL PAREDÃO

09H

SAÍDA DA GRANDE CAVALGADA: TRAJETO

VILA MALOR FELIPE - BR 405 - SITIO PAUL

BAIXA DO FOGO - PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE COM CHEGADA NA ÁREA DE LAZER FONTOURA

TRADICIONAL FEIJOADA NA FONTOURA

12H

SHOWS ARTÍSTICOS COM: CLAUDIO RIOS E NONATO NETO

CARRETA LL PAREDÃO NOS INTERVALOS

#Cultura 21/11/2022 CULTURA E TURISMO COMEMORAÇÕES EM HOMENAGEM AO DIA DO EVANGÉLICO

Na última semana, do dia 15/11 ao dia 19/11, a Prefeitura de José da Penha através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com as igrejas evangélicas locais, realizaram uma vasta semana de programação em comemoração ao "Dia do Evangélico", evento esse que já faz parte do calendário do município.

O evento de abertura contou com a presença do pregador Diego Rafael de João Pessoa-PB, e no encerramento, Nani Azevedo do Rio e janeiro-RJ, com participação da banda filarmônica Francisco Jacinto da Silva (BANFANJAS), realizando uma grande festa.

Com muito louvor, fé e adoração durante a semana, o evento foi destaque na cidade e região, onde reuniu uma multidão de fiéis de diversas congregações cristãs, de várias cidades vizinhas, tendo a participação do prefeito Dr.Raimundinho o Vice-Prefeito Júnior Duba e a secretária de Cultura Lourdes Jácome e demais servidores.

#Cultura 17/11/2022 CULTURA E TURISMO GRUPO "ESTRELAS DO CANGAÇO" PARTICIPA DO XV ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO EM SERRA TALHADA - PE

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro, o grupo de dança de Xaxado da cidade de José da Penha, apresentou-se em Serra Talhada, (terra natal de Lampião), cidade essa intitulada a capital do Xaxado.

Xaxado, dança típica nordestina, muito praticada pelos cangaceiros de Lampião, em especial para comemorar as vitórias. Atualmente, a prática da dança contribui de forma significativa pata manter viva a cultura e a memória de Lampião.

O grupo de Xaxado de nossa cidade "Estrelas o Cangaço" foi selecionado e participou do evento, dividindo o palco principal com outros grupos do Rio Grande do Sul, Pará e Recife.

Sob a coordenação do oficineiro de dança do município Maurício Maia, o grupo desempenha trabalhos de qualidade excelente e segue com ampla agenda de apresentação nos maiores eventos de níveis nacional e internacional, pelos quais são convidados ou passam por seleção, com o apoio da gestão municipal.

Acompanhou o grupo a Secretária de Cultura e Turismo Lourdes Jácome, Chefe de Gabinete Manoel Lemos e a coordenadora de projetos culturais Andréia Rodrigues.

#Cultura 13/09/2019 EDUCAÇÃO E DESPORTO Escola Infantil Pequeno Mário realiza primeira caminhada cívica no município
Nesta sexta-feira, 13, alunos da Escola Municipal Infantil “Pequeno Mário”, realizaram a 1ª Caminhada Cívica, com o tema “Cidadania consciente e ativa”. A escola Pequeno Mário levou para as ruas todo o alunado do turno matutino, além dos professores e toda a gestão escolar. O Evento contou com a presença da Banda de Música do município, Banfanjas e da Polícia Militar. É o primeiro ano que a escola realiza o desfile.
“Essa atividade faz parte do novo formato de comemoração adotado pela escola, que visa aproximar os alunos da comunidade e também relembrar a importância dos atos cívicos na sociedade”, disse Hilda Monte, diretora da instituição. O Prefeito Dr. Raimudinho, os secretários municipais e os vereadores Antônio Domingos e Nilcimar Fontes, representando o Poder legislativo, prestigiaram a caminhada cívica.
#Cultura 09/11/2018 CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA ANUNCIA APOIO AO DIA DO EVANGÉLICO
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Cultura e Turismo, mais uma vez irá dá total apoio ao grande dia do evangélico de nossa cidade. O evento ocorrerá no dia 17/11, a partir das 19:00h, na praça da Matriz. E contará mais uma vez com a grande participação do cantor Chagas Sobrinho e Banda Bênção. "Estamos honrando nosso compromisso com a cultura e diversificar sempre nas manifestações. Estar dando suporte ao público evangélico esse ano é uma satisfação para o Prefeito Raimundinho e para todos nós", disse Lourdes Jácome, lider cultural J. Penhense. O dia do evangélico é um evento anual que é celebrado entre todas as igrejas evangélicas de José da Penha e que está no calendário oficial do município. O evento terá a transmissão exclusiva da equipe SECOG da atual administração.


#Cultura 26/08/2017 EDUCAÇÃO E DESPORTO Escola Infantil Pequeno Mário realiza atividades em comemoração ao dia do folclore
Os alunos da Escola Infantil “Pequeno Mário” comemoraram o Dia do Folclore nesta sexta-feira, 25/08. Na oportunidade, foram produzidas ações voltadas para o aprendizado da cultura do folclore a exemplo da pesquisa das lendas, conto de histórias, apresentação de danças regionais, preparo de comidas típicas, entre outras apresentações.
“Estimular o ensino através de atividades que envolvam conhecimento sobre o folclore brasileiro e a cultura popular é uma prática pedagógica presente em nossa escola. Agradecemos o apoio da gestão, da Secretaria Municipal de Educação, também a participação de todo alunado e o esforço dos profissionais” disse Hilda Monte, diretora da instituição.
A prefeitura tem traçado caminhos para que, cada vez mais, a educação do nosso município seja transformada de forma que o aprendizado possa elevar mais conhecimentos às crianças, jovens e adolescentes J.Penhenses.
Cobertura completa abaixo:
#Cultura 04/07/2017 CULTURA E TURISMO José da Penha é destaque na FENACULT 2017

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Cultura e Turismo, esteve representada na XII FENACULT (Feira de negócios, atividades culturais e turismo) na cidade de Luís Gomes que comemora os seus 127 anos de emancipação política. Na oportunidade, foi possível a apresentação de parte dos talentos J. Penhenses no referido evento. José da Penha apresentou em seu estande as artes da nossa terra como pinturas, quadros, cama, mesa e banho, crochê, bonecas de pano, além de doces caseiros do micro empresário Severino da Barra.

O estande de nossa cidade foi um sucesso, destacando-se não somente na exposição de talentos e artes mas também nas vendas realizadas durante todo o evento. A Secretária de Cultura, Lourdes Jácome, falou do momento cultural e destacou a superação das expectativas: “estamos num trabalho de promoção de nossos talentos em todas as áreas. São vários projetos e metas a serem alcançadas. Aqui na fenacult, o maior legado não é apenas o pioneirismo da iniciativa da Prefeitura mas, além disso, surpreendeu o fato da presença marcante do público em nosso estande e as vendas realizadas.Tamanho sucesso abre-se as portas para que promovamos a nossa cultura em outros eventos a exemplo da Finecap 2017 em que estaremos representando nossa cidade mais uma vez.”

Durante o evento, Lourdes Jácome também externou os agradecimentos do Prefeito, Dr. Raimundinho, à Prefeita de Luís Gomes, Mariana Fernandes, pela receptividade neste grande encontro festivo regional. A Secretaria de Cultura e Turismo faz saber a todos os interessados que desejem apresentar seus produtos na Finecap 2017 que procurem a sede da Secretaria para maiores informações pois o objetivo da exposição de nossos talentos é fomentar a potencialidade de produtores e artistas em geral.
www.josedapenha.rn.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 10:26:19